sábado, 3 de junho de 2017

Lembra do MB LS 1924-A turbinado? Confira o teste realizado

Aconteceu um caso muito curioso na história do turbinamento do motor do 1924 (que deu no 1924-A). Ao contrário do que normalmente acontece, o turbinamento desse motor OM-355/6 foi desenvolvido pela engenharia da Mercedes-Benz brasileira e só depois de algum tempo passou a ser utilizado também para os caminhões fabricados na própria Alemanha.
Quando a Mercedes da Alemanha descobriu que a brasileira estava experimentando colocar turbina no motor do 1924, torceu um pouco o nariz. Os alemães de lá pensaram que o consumo de diesel do bruto podia subir um pouco por causa da turbina. Com a ordem geral na Mercedes é fabricar caminhões econômicos, surgiu essa dúvida. Mas, depois que a engenharia da Alemanha viu os resultados obtidos com o motor turbinado, resolveu importar a ideia, e quem marcou um gol bonito foi a engenharia brasileira.
A Força do Bruto
É fácil de entender por que o motor OM-355/6 com turbina deixa o 1924-A bem mais potente que o seu irmão 1924. O 1924-A tem 285 cv (norma DIN) de potência, enquanto o 1924 alcança 240 cv. Com essa potência maior o 1924-A ganhou mais força máxima: ele tem torque de 108 mkgf a 1400 rpm (DIN) e o 1924 tem 84 na mesma rotação. No final das contas, ele é um caminhão com mais força, mas que tem a mesma velocidade máxima do seu irmão: 85km/h em 8ª marcha com 2200 rotações de giro. Mas, ao mesmo tempo, o torque maior do 1924-A faz dele um caminhão mais ágil nas subidas de serra e topes brabos. Isso evita trocas de marchas seguidas e proporciona maior economia decombustível.
Os freios do bruto
No teste de freios, o 1924-A não soltou fumaça de pneu, mesmo nas frenagens fortes. Isso acontece porque o caminhão é dotado de uma válvula especial, que evita o travamento das rodas compensando a pressão de frenagens entre elas. Na frenagem, quando uma das rodas começa a bloquear , a válvula transfere o excesso de pressão dessa roda para as outras.
Assim, as frenagens do 1924-A foram bem suaves e quase não se percebia que o caminhão estava parado. Como vocês sabem , no teste dos freios, nós freamos como se estivesse acontecendo um estado de emergência. O caminhão vem, por exemplo, a 80km/h e, num determinado ponto, ele é freado quando ainda está com essa velocidade, e de uma só vez . Ai mede-se a distância percorrida pelo bruto do instante que o motorista meteu o pé no freio até o momento da parada final. Os freios do 1924-A mostraram-se tão bons que nós resolvemos frear , só por curiosidade, até a velocidade de 95 km/h sem nada de anormal acontecesse.
Obras no percurso
Durante o teste de “Consumo de combustível” (viagem) o 1924-A rodou com a gente pelo percurso padrão (São Bernardo/Peruíbe/BR-116 até Registro e volta até São Bernardo). Mas, ele enfrentou um pequeno trecho de obras na BR-116: 7km de recapeamento de pistas com trânsito por uma faixa apenas. Isso pode ter aumentado levemente no consumo obtido no trecho 2 a 4, mas não muito.
De resto a viagem foi tranquila e até engraçada em certos trechos. Quando ultrapassamos uma bruta carreta, de marca diferente, na serra da Banana, que alguns conhecem pelo nome de “Cafezal” – entre Juquiá e Jacupiranga na BR-116 – o caminhoneiro da carreta ficou brabo e, durante a ultrapassagem, mostrava a nota fiscal e gritava que estava com 50 toneladas brutas para explicar a desvantagem. Mais tarde ele encontrou a gente num restaurante de beira de estrada e veio conversar.
O erro do velocímetro
A partir desse teste nós publicaremos apenas o erro encontrado no velocímetro do caminhão na velocidade de 80km/h, que é a máxima permitida por lei. Isso porque todos sabem que um velocímetro de qualidade – bem fabricado – pode ter erros de marcação muito baixos: aproximadamente 1,25% a 30km/h e, no máximo, 2,5 a 120 km/h, para mais ou para menos. Sendo assim nós resolvemos fazer a aferição do velocímetro em apenas uma velocidade, e escolhemos a que mais interessa aos  do, por causa dos radares e cronômetros que andam por aí. Você deve prestar atenção, também, para ver se o caminhão está equipado com a mesma marca de velocímetro do caminhão testado por nós. (veja o quadro erro do velocímetro)
O consumo do 1924-A
De maneira geral todo o teste de consumo de combustível foi feito com o 1924-A enfrentando trânsito leve, em dia não muito quente (nublado, às vezes). Foi apenas no trecho da BR-116 entre Biguá e Registro que o 1924-A enfrentou obras de recapeamento numa extensão de 7km, mas isso não chegou a interferir muito no resultado final. Você pode ver na tabela acima a média de cada trecho do teste calculada separadamente e o resultado final no quadro Consumo Total.
FONTE O CARRETEIRO

Um comentário:

  1. Cara, show de bola esse teu blog, virei fã!!
    Muito legal da tua parte disponibilizar os testes realizados por revistas de época. Principalmente de veículos que se tem pouco material.
    Abraço!

    ResponderExcluir

MEU HOBBY