
A Marcopolo lançou selo
comemorativo aos seus 65 anos de atividades em solenidade realizada em Caxias
do Sul, na fábrica de Ana Rech, com a participação de executivos da empresa e
de representantes dos Correios.
De acordo com Walter Cruz,
gerente de Estratégia e Marketing da Marcopolo, o selo comemorativo é uma
tradição adotada há 40 anos. “Desde a comemoração dos 25 anos, uma das ações da
empresa é a criação e o lançamento do selo comemorativo. Vamos usá-lo em todas
as correspondências até o fim de 2014”, explica o executivo.
Desenvolvido pelos Correios, o
selo comemorativo pelos 65 anos de fundação tem como destaque a logomarca da
empresa com o sol estilizado. O símbolo transmite a mensagem que o “Sol” da
Marcopolo ilumina caminhos e estreita distâncias.
Fundada no dia 6 de agosto de
1949, a Marcopolo vem se destacando pela aplicação de tecnologias com soluções consideradas
inovadoras pelo mercado. Nesse período, a empresa consolidou a sua imagem no
desenvolvimento de produtos para o transporte coletivo de passageiros.
Atualmente, a Marcopolo está
presente nos cinco continentes, com a fabricação de ônibus completos,
carrocerias e componentes. Seus produtos rodam em mais de 100 países entre
modelos rodoviários, urbanos, micros e minis, além dos veículos Volare, comercializados
no mercado de maneira integral, com chassi e carroceria.
Com mais de 20 mil empregados em
todo o mundo, a Marcopolo possui operações em 12 países, como África do Sul,
Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Egito, Estados Unidos,
Índia, México e Rússia. Na China, a companhia opera uma fábrica de peças e
componentes para carrocerias de ônibus.
Possui também joint ventures com
a Tata Motors, na Índia, desde 2007; com a GB AUTO, no Egito, desde 2008, e na
Rússia, desde 2011, com o Grupo OJSC Kamaz, além de 75% de participação na
Volgren Australia, líder do mercado australiano de ônibus, e 19,99% na New
Flyer, maior fabricante americano de ônibus urbanos e com plantas nos Estados
Unidos e no Canadá.
O ano de 2014 tem sido também de
reconhecimento para a Marcopolo. Por sua constante inovação na indústria do
ônibus, foi eleita a empresa do ano pela revista Exame.
“Somos a única empresa
brasileira, por exemplo, com produção em todos os países dos Brics (bloco de
países formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), diz Cruz.
“Todo o nosso conhecimento acumulado ao longo de seis décadas e meia hoje nos
faz ser referência na indústria voltada para todos os segmentos do ônibus.”
A Marcopolo foi criada no fim dos
anos 40, quando Paulo Bellini, atualmente com 87 anos, montou sociedade com os
irmãos Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz Nicola, donos de uma oficina
mecânica, para fabricar carrocerias de madeira e adaptá-las a chassi de
caminhões. Os Nicola saíram da sociedade em 1968 e desde então a família
Bellini tem 17% do capital – 71% estão na Bolsa de Valores de São Paulo.
O ponto de virada da empresa
aconteceu nos anos 1980. Após uma crise no início daquela década no Brasil que
quase comprometeu a sobrevivência de várias empresas nacionais, o empresário
Paulo Bellini, junto com uma comitiva de empresários, conheceu, em 1986, no
Japão, o modo de produção nipônico, que envolvia o comprometimento dos
empregados e o just-in-time, entre outras técnicas que evitava o desperdício e
a formação de estoques desnecessários. A partir dali, a empresa começava a se
diferenciar no mercado e se tornar referência nacional.
A maior organização abriu as
portas para o processo de internacionalização, uma decisão estratégica oriunda
da visão empreendedora dos administradores e colaboradores da Marcopolo.FONTE Transporte Midia
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