|
||
Os caminhões são desenvolvidos para pessoas com peso normal, podendo, portanto, ser um problema para motoristas. Como fazer para levantar o corpo massivo nos degraus e entrar na cabine? O que fazer com a barriga espremida constantemente pelo volante? Até agora não se tinha resposta para essas perguntas, ignoradas pelos fabricantes de caminhões, porém, engenheiros de ergonomia da Daimler Trucks já trabalham para identificar quais são as principais dificuldades dos carreteiros obesos para tentar encontrar soluções que possam melhorar o cotidiano dos profissionais com este perfil. Para isso, eles inventaram um macacão que pesa 25 quilos e que ajuda quem estiver vestido com ele a ter uma ideia dos problemas diários enfrentados pelos obesos. A experiência chama atenção para as necessidades específicas do público-alvo da empresa. "Os clientes são obesos, mas as pessoas que desenvolvem os veículos são magras e não têm noção das dificuldades enfrentadas todos os dias pelos motoristas obesos ao entrar no caminhão", explica Richard Sauerbier, engenheiro de ergonomia da Daimler Trucks, que desenvolveu o macacão. O departamento Human Factors da Mercedes é responsável pelo projeto que visa melhorar as condições de trabalho das pessoas que operam o dia todo sentadas atrás do volante. "O caminhão não só é um meio de locomoção e transporte de mercadorias, mas também o ambiente de trabalho, sala de estar e muitas vezes cozinha e dormitório dos motoristas", constata o manager de aperfeiçoamento de condições da Mercedes, Siegfried Rothe. ![]() O engenheiro Richard Sauerbier, utilizando o macacão, destaca que as pessoas que desenvolvem os veículos não têm noção da dificuldade que o motorista obeso sente na jornada de trabalhoAssim como a fadiga, a ergonomia é um dos principais motivos de acidentes, envolvendo meios de transporte de mercadorias pesadas. Se a ergonomia não estiver de acordo, ela provoca mal-estar no volante, tendo o mesmo efeito do cansaço. "Um motorista que é obrigado a dirigir o dia inteiro com o volante roçando a barriga, fica incomodado com essa situação. Eu não tenho esse problema, mas tenho muitos amigos que passam por isso", comenta o carreteiro Folker Hornung. ![]() O motorista passa maior parte do tempo no caminhão, o conforto e seu bem estar trazem uma série de efeitos positivos, comenta Siegfried Rithe, da MercedesO novo Actros, por exemplo, tem poltronas mais largas, mais espaço entre o volante e o assento, estufas antiderrapantes e uma alça bem estável que ajuda o motorista na hora de subir na cabine. Um assento com massagem está entre os adicionais. A Scania, por sua vez, tem uma academia na qual os condutores podem aprender alguns exercícios e alongamento para serem praticados durante as viagens. ![]() Folker Hornung lembra que o motorista obeso fica incomodado com o volante roçando a barriga e sugereque seria bom se tivessem locais para treinar nos estacionamentosO departamento de pesquisa da Daimler constatou que além de uma noite de sono mal dormida ser problema para o motorista, a monotonia gerada por longas horas de viagem também, pois provoca tensão no corpo e diminui a capacidade de desempenho cerebral. Por esse motivo, engenheiros de ergonomia estão trabalhando e testando os benefícios de novos equipamentos na cabine e considerando variações que possam contribuir para quebrar a monotonia. ![]() Expansores desenvolvidos para o Top Fit Truck podem ser usados pelos motoristas se exercitarem também fora da cabine do caminhãoOutra inovação também em pesquisa, é a inserção de dois computadores de bordo que capturam os dados de condução e de saúde do condutor. O primeiro deles está coligado a três câmeras que documentam o tráfego e a situação do motorista. Outra possibilidade do sistema é a comparação da condução analisando a aceleração, direção e frenagem. O segundo computador tem a função de manter o programa de condicionamento físico e de música preparado. "Os nossos testes e experiências com o Top Fit Tuck ajudaram a melhorar a situação dos motoristas", explica Rothe FONTE O CARRETEIRO |
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Academia no caminhão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
O BLOG CARROS JOINVILLE, quer prestar sua homenagem à quem ajudou grandemente a construir a história desse país, trabalhando pesa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário